21.8.06

Casulo

Mariposas da família Psychidae (na foto, exemplar da espécie Oiketicus kirbyi). Assim que a larva sai do ovo, ela começa a construir uma casa de areia, pedrinhas, pedaços de folhas, líquens, gravetos ou outros materiais que ela cola com seda, produzida por suas glândulas labiais. Conforme a lagarta cresce ela aumenta sua casa, sendo que certas espécies podem alcançar de 10 a 15 cm de comprimento. É o chamado bicho-de-cesto. Muitas fêmeas jamais saem da casa, não desenvolvendo asas. (foto e textos copiados e colados daqui...)

Uma vez vi na TV que existe uma espécie de lagarta (não sei se era lagarta, pelo que me lembro era um bicho que não sofria metamorfose, o casulo era só uma espécie de proteção que ele carregava) que estava sendo aproveitada por uma designer de jóias... ela as criava em cativeiro deixando à disposição pedras preciosas, que o bicho juntava no casulo, e quando estava pesado demais, o largava. O casulo ficava lindo mesmo, meio transparente (pena que eu não fui suficientemente organizada pra anotar o nome da espécie - e não encontrei no google!)

( Às vezes, quando eu estou quase dormindo, algumas frases ou imagens disparam no meu quase sono e vão sendo trançadas, envoltas na seda desse estado de consciência. Faço questão de juntar todas, não deixar escapar uminha - são proteção pros meus sonhos)

Um comentário:

Elisa Margot disse...

http://m.virgula.com.br/inacreditavel/artista-faz-com-que-larvas-de-inseto-criem-casulos-de-ouro-e-pedras-preciosas/