25.7.06

Terça de manhã...

"... as coisas vão mudar daqui pra frente, vou madrugar com nossos irmãos, seguir o pai para o trabalho, arar a terra e semear, acompanhar abrotação e o crescimento,”
“- Poupatempo, colega?
“- tsc-tsc...”
“- Foto pra documento é aqui, se for renovar carta é para o outro lado...”
"... participar das apreensões da nossa lavoura, vou pedir a chuva e o sol quando escas­sear a água ou a luz sobre as plantações, contem­plar os cachos que amadurecem,..."
“- Bom dia, amiga”
“- Dia”
"... estando presente com justiça na hora da colheita, trazendo para ca­sa os frutos, provando com tudo isso que eu tam­bém posso ser útil; tenho mãos abençoadas para plantar, ..."
“- Foto pro poupatempo?”
“- Não, obrigada”
"... querida irmã, não descuido o rebento de cada semente, e nem o viço em cada transplante, sei ouvir os apelos da terra em cada momento, sei apaziguá-los quando possível, sei como dar a ela o vigor pra qualquer cultura, e embora respeitan­do o seu descanso,...
“Bom dia, amiga. Indo trabalhar?”
“Arram...”
“Bom trabalho.”
“... brigada”
“... vou fazer como diz o pai que cada palmo de chão aqui produza; sei muito so­bre a cultura nos campos, e serei também exem­plar no trato dos nossos animais, "
“Vai tirar foto, princesa? Aqui é mais barato.”
“(...)”
“... eu que sei me aproximar deles, conquistar-lhes a confiança e a doçura do olhar, nutri-las como se deve, prepa­rando o farelo segundo meu apetite,”
“Renovar a carteira de habilitação?”
“... ministrando no cocho os sais que forjam a força dos múscu­los, arrancando a erva daninha que emagrece nossos pastos, ceifando o capim na boa altura, vi­rando-o ao calor e à umidade da atmosfera, fe­nando-o em feixes ou em fardos quando preciso, eu que sou destro no manejo da foice e do forca­do; sei ordenhar as vacas, sendo extremoso com...

Um comentário:

Joana disse...

* trecho do livro Lavoura Arcaica, do Raduan Nassar