4.4.08

inspiração

“Caro professor”

Eu sou um sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum ser humano deveria testemunhar.

.Câmara de gás construídas por engenheiros ilustres
.Crianças envenenadas por médicos altamente especializados
.Recém-nascidos mortos por enfermeiras diplomadas
.Mulheres e bebês assassinados e queimados por gente formada em ginásio, colégio e Universidade.
Por isso, caro professor eu duvido da educação.

E eu lhe formulo um pedido:

Ajude seus estudantes a se tornarem humanos. Seu esforço, professor, nunca deve produzir monstros eruditos e cultos, psicopatas e Eichmans educados.

Ler e escrever aritmética são importantes somente se servirem a tornar nossas crianças seres mais humanos.

(carta deixada por Janusz Korczak, fonte: http://www.ajkb.org.br/artigos/1.html)

Um comentário:

Emanuel Lima disse...

Vou colocar o nome Janusz Korczak em minha sala de aula e vou trabalhá-lo com meus alunos. Durante algum tempo dei aulas particulares para crianças e adolescentes e usei o mesmo método de Korczak. E deu certo. Até hoje leio contos de fadas para meus alunos (e para minhas filhas também). Tenho alguns livros publicados e muito artigos, também publicados em jornais aqui de minha cidade. Sou discípulo de Janusz Korczak
Emanuel Lima
Taguatinga/DF