24.3.10

Capital social e desenvolvimento

Autor: Juarez de Paula

Fonte: Desenvolvimento & gestão compartilhada

Quanto maior a capacidade de as pessoas se associarem em torno de interesses comuns, melhores as condições de desenvolvimento

O desenvolvimento requer o crescimento dos níveis de confiança, cooperação, ajuda mútua e organização social, o que tem sido denominado como “capital social”. Quanto maior a capacidade das pessoas de se associarem em torno de interesses comuns, ou seja, quanto maiores os indicadores de organização social, melhores as condições de desenvolvimento.

Como o capital físico (terra, edifícios, máquinas) e o humano (aptidões e conhecimentos), o capital social produz riqueza e portanto tem valor para uma economia nacional.

Segundo o pesquisador social Francis Fukuyama , o capital social pode ser definido como um conjunto de valores ou normas informais, comuns aos membros de um grupo, que permitem a cooperação entre eles.

O capital social tem benefícios que vão muito além da esfera econômica. Ele é essencial para a criação de uma sociedade civil saudável – grupos e associações que estão entre a família e o Estado.

O capital social é formado pelas relações sociais. Quanto mais complexas elas são, maiores as relações de confiança. Como a confiança está na base das relações de troca que suportam o mercado, sem capital social não há possibilidade de crescimento econômico.

Robert Putnam afirma que o capital social diz respeito a características de organização social, como confiança, normas e sistemas que contribuam para aumentar a eficiência da sociedade.

Quanto mais elevado o nível de confiança numa comunidade, maior a possibilidade de haver cooperação. E a própria cooperação gera confiança. Baixos índices de capital social também refletem em menores condições de competitividade, pois a competitividade exige algum nível de cooperação.

Nenhum comentário: